Quem somos

Fundada em 07 de Julho 2012 por Rosana Polatto, a Assomary foi a primeira associação de moradores criada com a proposta de desonerar os cofres públicos, em um contexto no qual as prefeituras já não queriam formar parcerias com organizações desta natureza.

Com o novo modelo apresentado pela Assomary, o relacionamento com a Prefeitura passou a estreitar-se, com os gestores públicos entendendo essa nova proposta, que traz conceitos aplicados e resultados relevantes, associados a parceria em equipamentos públicos e nos inservíveis, podendo beneficiar os seus usuários, estes equipamentos por estarem parados, oneravam os cofres público.

A vocação da ASSOMARY para políticas públicas tem foco no desenvolvimento sustentável e seu projeto tem como base o ensino da cidadania, o cuidado com a família, a melhora na convivência e o incentivo às práticas culturais e esportivas.

Em 2019, ano em que comemorou 7 anos da sua fundação, a Assomary consolidou-se como a associação de moradores mais organizada e com maior quantidade de projetos gratuitos de Bauru, somando mais de 200 famílias atendidas diariamente, em espaços revitalizados pela comunidade (espaços esses públicos que não cumpriam com sua finalidade, comprometendo o erário).

A Assomary mantém seus projetos gratuitos para toda região da zona nordeste de Bauru, consolidando parcerias com empresas privadas, Prefeitura Municipal, Governo Estadual e Federal. Sempre pensando no melhor acolhimento dos seus atendidos, a Assomary conta com voluntários qualificados e formados em diferentes áreas de atuação, atendendo vários segmentos, como esporte, cultura e educação. Vale ainda acrescentar que nossos trabalhos também são utilizados como base de estudos na formação de doutores da UNESP e fazem parte de um livro escrito por graduandos da UNIP e FIB.

Esses voluntários dedicam atenção especial às famílias em situação de vulnerabilidade e, com o passar dos anos, a Assomary ampliou seu portfólio guardando registros impressos e midiáticos de suas ações e projetos, procurando alinhá-los cada vez mais aos preceitos de direitos e isonomia da pessoa humana.

Ainda em 2019, o Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil (MCTIC), astronauta Marcos Pontes, entregou à Assomary um centro tecnológico dentro da subprefeitura de Bauru, onde passaram a acontecer novos projetos e a continuidade de tantos outros que dependem da informática.
Infelizmente 2020 foi um ano divisor de águas. O mundo foi surpreendido pela pandemia da COVID 19, interrompendo histórias e mudando tantas outras. Neste cenário, a Assomary voltou todos os seus esforços para a distribuição de alimentos como uma iniciativa para minimizar o problema de insegurança alimentar.

Dada a extensão deste cenário de incertezas e necessidades, em 2021 através de parcerias com o setor público e privado a associação iniciou uma readequação do Espaço Assomary com a construção de uma Cozinha Solidária, onde os projetos alimentares ganharão força e aumentarão o seu alcance para chegar a cada vez mais famílias que estejam precisando.

Essa é a ASSOMARY, uma importante instituição da cidade de Bauru!