O Projeto Capoeira Ginga Legal foi criado a partir de um trabalho social com crianças e adolescentes de baixa renda, realizado pelo grupo Assomary, cujo núcleo em Bauru existe desde 2017.
Têm como objetivo promover a socialização entre crianças, adolecentes e adultos da comunidade da zona nordeste de Bauru através das aulas de iniciação à Capoeira, maculelê e musicalização.
A intenção é proporcionar o aprendizado da Capoeira não só como arte, mas como instrumento de defesa pessoal, valorizando também as suas raízes culturais.
O método aplicado no projeto é o da autêntica Capoeira Regional, criada pelo lendário Mestre Bimba, enriquecido com novos golpes e conta com a colaboração do Contra Mestre, além de outros professores e instrutores.
O projeto consiste em aulas 2x por semana, de aproximadamente 1 hora e meia de duração, com um total de 20 alunos.
São disponibilizadas duas turmas, nas segundas e quartas-feiras, onde os alunos têm aulas de capoeira e maculelê, além das rodas de capoeira no final dos treinos.
No decorrer dos últimos anos, pode-se dizer que o Projeto Capoeira Ginga Legal tem atingido seus objetivos, uma vez que promove a interação e socialização entre crianças, jovens e adultos da comunidade, principalmente os de baixa renda, que além de desenvolverem a técnica do jogo da capoeira despertaram o interesse na cultura afro-brasileira.